estiagem

São Gabriel e Agudo decretam situação de emergência por causa da falta de chuva

18.398

data-filename="retriever" style="width: 100%;">
Foto: Edjor Borges (Prefeitura de São Gabriel)

*Matéria atualizada às 16h49min do dia 9 de janeiro de 2019

O município de São Gabriel foi o primeiro da região a decretar situação de emergência por causa da seca e falta de água potável em comunidades da zona rural. O decreto foi assinado pela prefeita em exercício Karen Lannes na manhã desta quinta-feira. Pela tarde, o prefeito de Agudo, Valério Trebien, assinou o decreto.

SÃO GABRIEL
A decisão aconteceu após reunião da prefeita com o superintendente regional do Incra, Tarso Teixeira, e os secretários municipais de Desenvolvimento Rural, Carlos Cléber Dias Leal, e de Obras, Ricardo Júnior.

VÍDEO: sindicato prevê perda de 20% nas plantações de Santa Maria

De acordo com levantamento feito pela prefeitura, há prejuízos consideráveis em lavouras de arroz e soja, atingindo também culturas como milho e hortifrutigranjeiros, assim como o abastecimento de água em assentamentos e outras comunidades rurais. O documento também aponta prejuízos na bovinocultura de corte, com perda das pastagens e diminuição de peso do gado, e ainda outras culturas importantes para o município, como apicultura, silvicultura e olericultura. Segundo Karen, a seca tem reflexo também na economia municipal, já que, com a produção sofrendo, aumentam os preços e diminui o consumo.

A prefeitura, através de uma parceria com o Exército Brasileiro e São Gabriel Saneamento, está levando água potável para a população da zona rural. Caminhões-pipas do Exército estão distribuindo água, nesta quinta-feira, para moradores do Assentamento Conquista do Caiboaté. Na sexta-feira, serão assistidas as comunidades do Cristo Rei e Novo Rumo. 

Coordenador da Defesa Civil e secretário de Obras, Ricardo Júnior confirma demanda da prefeitura no sentido de distribuir reservatórios em várias regiões da zona rural. A projeção é de 200 caixas de água divididas entre as comunidades mais afetadas pela seca.

- Hoje, como não tem como manter a água armazenada, a comunidade recebe água e amanhã já está precisando novamente... as pessoas estão armazenando em baldes e panelas. Fica muito difícil - argumentou.

CHUVARADA COSTUMA AFETAR A CIDADE
Há exatamente um ano, em janeiro de 2019, a situação no município era bem diferente. São Gabriel sofria com a chuvarada. Na ocasião, o Rio Vacacaí ficou 10 metros acima do nível normal, 600 moradores chegaram a ficar desalojados e inúmeros danos foram registrados em lavouras e estradas, com os prejuízos na zona rural do município superando os R$ 170 milhões.

Somente no ano passado, cinco decretos de emergência foram assinados pela prefeitura, sendo o mais recente no final de outubro, quando uma nova enchente deixou o Rio Vacacaí 6 metros acima do nível. 

AGUDO

style="width: 50%; float: right;" data-filename="retriever">No município, a decisão leva em conta os baixos índices pluviométricos dos últimos meses. No interior, há falta de água para o consumo humano e animal, com córregos e sangas desaparecendo. São registrados prejuízos nas culturas de soja, tabaco, milho, feijão e arroz e também nos setores de gado leiteiro, gado de corte, todas essas culturas com redução na produtividade e até mesmo perda total em algumas lavouras.

Na tarde desta quinta, representantes da Secretaria de Desenvolvimento Rural e Gestão Ambiental, Defesa Civil Municipal, Emater, Irga e instrutores de empresa de tabaco voltaram a se reunir para analisar os efeitos causados pela estiagem. Diante da escassez, a Defesa Civil está alertando para o uso consciente da água, principalmente, aos usuários das redes de água do interior.

*Colaborou Janaína Wille

Carregando matéria

Conteúdo exclusivo!

Somente assinantes podem visualizar este conteúdo

clique aqui para verificar os planos disponíveis

Já sou assinante

clique aqui para efetuar o login

Anterior

Aberta a temporada de rodeios e festas campeiras na região

Próximo

Mulher é flagrada levando celular em pote de comida para preso

são gabriel